TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Chuvas intensas em Joinville mantêm a cidade em estado de atenção
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Deslizamentos, interdições e alertas marcam a atuação da Defesa Civil enquanto a chuva persiste
A cidade de Joinville enfrenta uma situação delicada devido à chuva volumosa que atinge o município desde o início da segunda-feira (22). Com um acumulado de 164 milímetros nas últimas 24 horas, a Defesa Civil mantém o estado de atenção, uma vez que a média histórica para todo o mês de janeiro é de 230 milímetros.
Até o momento, 14 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, sendo os deslizamentos as mais graves. Um deles ocorreu no Vila Nova, resultando na interdição de dois galpões após o desabamento de um muro em construção que atingiu dois trabalhadores. Os feridos foram prontamente socorridos pelos Bombeiros Voluntários e pelo Samu, e ambos passaram por cirurgias, encontrando-se em estado estável no Hospital São José.
Outro deslizamento afetou a Rua Colombo, no bairro Petrópolis, colocando em risco a estrutura de uma residência. Três moradores foram realocados para a casa de parentes, e não houve registros de desabrigados ou desalojados.
As demais ocorrências incluem quedas de muro, entrega de lonas, alagamentos e quedas de árvores. Até às 9h30 desta terça-feira (23), não foram registrados pontos de alagamento, mas a previsão indica que a chuva persistirá até o fim da quarta-feira (24).
O principal alerta da Defesa Civil é para o risco de deslizamentos, especialmente em áreas próximas a morros e encostas. Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville, destaca a importância de ficar atento aos sinais de perigo, como árvores inclinadas, rachaduras em paredes e água barrenta descendo pela encosta. Em caso de identificação desses sinais, a população é orientada a deixar o imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
A combinação de chuva intensa com o pico de maré alta pode contribuir para pontos de alagamento. Os picos de maré estão previstos para atingir 0,90; 0,80 e 1,4 metros por volta das 9h10, 10h50 e 14h, respectivamente, nesta terça-feira (23).
Com o acumulado de chuva, o nível dos rios, principalmente em bairros como Floresta, Itaum, Anita Garibaldi e Bucarein, está elevado, dificultando o escoamento da água. A população é aconselhada a evitar áreas alagadas e a ter cuidado próximo a rios e pontilhões.
A situação também afeta a mobilidade, com a Rua Dorothovio do Nascimento, no Distrito Industrial, operando em meia pista devido a problemas em uma caixa de drenagem. A Secretaria de Infraestrutura Urbana irá atuar no local assim que as condições climáticas permitirem.
O Plano de Contingência permanece em Alerta Laranja, indicando que ocorrências estão sendo registradas, e diversas secretarias da Prefeitura de Joinville estão em prontidão para atendimento. Situações de emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo número 199 e aos Bombeiros Voluntários pelo 193.
Deixe seu comentário